segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nota Introdutória


Criei este blog no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa leccionada na Escola Secundária Fernando Namora. Contém uma antologia que é constituída por 5 poemas visuais do século XX de poetas de língua portuguesa.

Para a minha antologia escolhi poemas visuais porque na minha opinião são mais simples e fáceis de compreender, o que facilita a análise dos mesmos. Através desta antologia pretendo desenvolver a sensibilidade estética num exercício de leitura de poemas visuais.

A minha antologia é composta por cinco poemas visuais e cada um deles é acompanhado por um comentário que explica a razão pela qual esse poema foi seleccionado e a mensagem que dele extraí. Os poemas estão dispostos por ordem decrescente do valor que eu lhes atribuí, sendo o primeiro o que mais gosto.

Gostaria concluir esta nota acrescentando que agradeço qualquer comentário ou apreciação no âmbito de melhorar o meu trabalho, seja ele de carácter positivo ou negativo.

Espero que gostem do meu blog e o achem interessante

Sinceramente, João Silva







 Poema Visual #1


Incluí este poema na minha antologia porque fala do bem mais importante de todos... A amizade.

Eu concordo plenamente com este poema, o círculo é sim a melhor maneira de definir a amizade.Talvez seja a figura mais completa e complexa, começa, mas não se sabe onde, pode até ter fim mas não se sabe quando. A amizade é um ciclo onde recebemos em troca aquilo que damos! Ajudas, conselhos, carinho e apoio nos momentos difíceis. É o que faz esta "bola de neve" continuar a rebolar, eternizando a relação entre as pessoas.


 
 
Poema Visual #2


Escolhi este poema porque representa relação entre os géneros que na minha opinião é um tema que merece uma certa reflexão.

Eu penso que este poema visual apela à distancia que por vezes existe entre os sexos, o homem e a mulher. O "M" que é partilhado por estas palavras pode representar duas colinas ou montanhas, um obstáculo que existe entre eles que com algum trabalho pode ser ultrapassado. Por outra perspectiva a letra "M" também pode representar exactamente o contrário, uma ligação que une o homem e a mulher. Ambas estas perspectivas são válidas. Como todos os outros poemas também este está aberto a interpretação.




Poema Visual #3

A razão pela qual eu escolhi este poema foi a sua mensagem que apesar de um pouco confusa é também iluminadora.

Eu penso que este poema visual pretende demonstrar que a lucidez nem sempre é algo bom "É uma luz ácida". Ter uma visão clara da realidade é frequentemente associado a um bom atributo, mas a lucidez pode "iluminar de escuro tudo o que vês". Na minha opinião isto significa que por vezes observar o mundo de maneira menos lúcida pode-nos ajudar a ver a verdadeira realidade.




Poema Visual #4


Escolhi este poema visual porque o achei directo, interessante e um pouco cómico.

A mensagem que eu penso que o autor deste poema visual pretende transmitir é que todos "NÓS" temos uma corda figurativa à volta do pescoço. Mais tarde ou mais cedo todos acabaremos por morrer, por isso é como se estivéssemos condenados à morte pela forca. Por este motivo acho este poema um pouco cómico.




Poema Visual #5

 
Escolhi este poema visual para a minha analogia porque acho que é visualmente apelativo e faz um jogo de palavras engraçado.

Neste poema visual é óbvio que se trata de um ovo, para além da forma a palavra inglesa "EGG", que se repete vezes sem conta, significa ovo. No centro deste ovo encontra-se outra palavra, "EGO", que se pode referir ao egocentrismo. Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor e neste caso todas as outras letras estão/giram em redor da palavra "EGO".

6 comentários:

  1. Gostava de comentar o teu segundo poema dizendo que concordo contigo e relçando o facto de que apesar das diferenças, o ser humano de sexo feminino é igual ao ser humano masculino. Com as diferenças refiro-me ao facto de o "M" estar a separar os dois sexos como o disseste e com a igualdade refiro-me ao facto de essa letra acabar na palavra "homeM" e começar na palavra "Mulher", daí a sua união.
    Resumidamente quero dizer que se juntares as duas interpretações que fizeste acerca da obra conseguirás chegar à mensagem do poema visual, que apesar das diferenças entre ambos, são iguais.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Imitar os outros, de forma grosseira, não me parece muito original.

    ResponderEliminar
  3. você poderia me dizer qual é o autor do poema #1

    ResponderEliminar
  4. você poderia me dizer qual é o autor do poema #1

    ResponderEliminar